A Sala Do Tempo Parado - Lançamento 2016

                        Sala de espera – Dia 1


Decorreu uma semana quando Francisca ouvia da boca da médica o resultado dos exames e da biópsia - Um tumor estava bem demarcado e de características altamente agressivas. Começara, ali, nesse mesmo momento, o seu calvário!
Foi-lhe aconselhada uma sequência de tratamentos mais adequados e já provados nas características do episódio em questão – Sessões de quimioterapia, erradicação do tumor e, finalmente, uma “limpeza” na aplicação de radioterapia.





Francisca absorveu esta notícia estoicamente. Depois de noites com horríveis insonias, mergulhada em dúvidas e terríveis pensamentos. Agora confrontada com a dura realidade, uma paz surpreendente tomou conta do seu ser, dando lugar a uma atitude instintiva de sobrevivência. Não era altura de “atirar a toalha ao chão” – Ia lutar com todas as forças contra a terrível doença. Aceitou disciplinarmente os conselhos da médica nas etapas a seguir para combater o mal. Nessa mesma noite informou, finalmente, o seu estado de saúde à filha. Serenamente e sem drama preparou o breve discurso para o momento. Ana, assim se chamava, escutou de olhos arregalados ficando completamente atónita – depois de um breve e doloroso silêncio, rompeu num pranto inusitado, abraçando a mãe sentidamente. Foi esta, ironicamente, a ter de a consolar, afirmando-lhe que tudo iria correr bem! Era uma promessa que lhe fazia - Iria lutar com todas as suas forças! Precisava mais que nunca do apoio dela e de todos os amigos! Não mais queria ouvir fosse o que fosse a partir deste momento sobre a doença que tomara posse dela, no momento em que tudo corria tão bem na sua vida.
Passado algum tempo, Francisca preparava-se para atravessar o deserto. Resolveu com antecipação rapar o cabelo - Quando se tem um rosto bonito, tal decisão não comprometerá a beleza do mesmo, por vezes sucede até o contrário - empresta-lhe um ar exótico!
Foi então iniciada a administração de quimioterapia com as características consequências colaterais, algumas delas bem devastadoras – constante enjoo, vómitos dores no corpo e a demolidora queda de cabelo. Esta ultima poderá ser, entretanto, atenuada, com o corte antecipado, poupando assim, o traumático acompanhamento de um visual diário, rapidamente, a degradar-se.


Pequeno enxerto do capitulo 01 do livro: A Sala Do Tempo Parado do Autor: Helder Gonçalves
no prelo para 2016.

Mensagens populares deste blogue

SP – Sindicato dos Pobres

Honradez

Do hábito biscoitos d'açúcar