.

Música de fundo



domingo, 24 de novembro de 2013

A ÁGUA E SUA RELAÇÃO COM O SER HUMANO


água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na Terra.
É frequente associar a água apenas à sua forma ou estado líquido, mas a substância também possui um estado sólido, o gelo, e um estado gasoso, designado vapor de água.
Embora pequenas quantidades de água pareçam transparentes a olho nu, a água é um composto químico de coloração levemente azulada. Ao contrário da ideia popular, a água possui uma cor intrínseca que se deve ao espectro seletivo de absorção da luz. 
A água cobre 71% da superfície da Terra. Na Terra, ela é encontrada principalmente nos oceanos, de acordo com Paulo Carvalho de Noronha. 1,6%encontra-se em aquíferos e 0,001% na atmosfera como vapor, nuvens (formadas de partículas de água sólida e líquida suspensas no ar) e precipitação. Os oceanos detêm 97% da água superficial, geleiras e calotas polares detêm 2,4%, e outros, como rios, lagos e lagoas detêm 0,6% da água do planeta. Uma pequena quantidade da água da Terra está contida dentro de organismos biológicos e de produtos manufaturados.
A água na Terra se move continuamente segundo um ciclo de evaporação e transpiração (evapotranspiração), precipitação e escoamento superficial, geralmente atingindo o mar. A evaporação e a transpiração contribuem para a precipitação sobre a terra.
A água é essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos para em seguida ser eliminada pela urina e por evaporação nos poros, mantendo a temperatura corporal e eliminando resíduos solúveis, como sais e impurezas. As lágrimas são outro exemplo de eliminação de água.
Na indústria ela desempenha o mesmo papel de diluidora, transportadora e resfriadora nos vários processos de manufatura e transformações de insumos básicos em bens comerciais.
O acesso à água potável tem melhorado continuamente e substancialmente nas últimas décadas em quase toda parte do mundo. Existe uma correlação clara entre o acesso à água potável e o PIB per capita de uma região. No entanto, alguns pesquisadores estimaram que em 2025 mais de metade da população mundial sofrerá com a falta de água potável. A água desempenha um papel importante na economia mundial, já que ela funciona como um solvente para uma grande variedade de substâncias químicas, além de facilitar a refrigeração industrial e o transporte. Cerca de 70% da água doce do mundo é consumida pela agricultura.


Principais Doenças Relacionadas com a Água não tratada:

Por ingestão de água contaminada
Cólera
Disenteria amebiana
Disenteria bacilar
Febre tifoide e paratifoide
Gastroenterite
Giardiase
Hepatite infecciosa
Leptospirose
Paralisia infantil
Salmonelose
Por contato com água contaminada
Escabiose (doença parasitária cutânea conhecida como Sarna)
Tracoma (mais frequente nas zonas rurais)
Verminoses, tendo a água como um estágio do ciclo
Esquistossomose
Por meio de insetos que se desenvolvem na água
Dengue
Febre Amarela
Filariose
Malária
Cólera, febre tifoide e paratifoide são doenças freqüentemente ocasionadas por águas contaminadas e penetram pela pele.

VOCÊ SABIA?

Os seres humanos têm 65% do seu peso formado de água
Em um clima temperado, um adulto precisa ingerir cerca de 3 litros de água por dia
Em casa, 78% do consumo de água, em média, é gasto no banheiro
70% da terra é ocupada pela água
Cerca de 98% da água do planeta é salgada, 2% referem-se à água doce
Destes 2% apenas 10% servem para abastecimento
Mais de 1,1 bilhão de pessoas no mundo não possuem acesso a água de qualidade (água potável)
Disponibilidade mundial da água
97,30% - Oceanos. São impróprias para consumo e agricultura
2,34% - Gelo. Só pode ser aproveitada por meio de lençóis subterrâneos muito difíceis de acessar
0,36% - Rios, lagos e pântanos (água potável)
Distribuição da Água potável
80% desta água - agricultura
15% desta água - indústria
5% desta água - consumo humano
Fonte: OMS (Organização Mundial de Saúde)
Imagem: Google, meramente ilustrativa

Leiam no link abaixo mais sobre água: